Liberado Acesso ao Ambiente de testes do eSocial para Empresas

Foi liberado no último dia 01º o acesso ao ambiente de testes no novo Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial). A iniciativa é uma forma de permitir às empresas um período de adaptação à plataforma, bem como desenvolvimento e correção de problemas que possam surgir antes do início da obrigatoriedade do sistema.

“Trata-se de uma proposta bastante positiva: unificando informações e documentos relativos a essas obrigações em um único sistema significa não apenas uma redução de custos para os empregadores, mas também facilita a fiscalização por parte dos órgãos públicos” afirmou o advogado Marcos Meira.

A previsão é que, a partir de 01º de janeiro de 2018, o eSocial se torne obrigatório para as grandes empresas, com faturamento superior a 78 milhões por ano; e, em 01º de julho, se estenda a todas as outras. Uma plataforma simplificada, semelhante ao eSocial doméstico, será também desenvolvida para atender os micro e pequenos empresários, bem como microempreendedores individuais. O novo eSocial é um projeto conjunto do Ministério do Trabalho, Caixa Econômica, Secretaria da Previdência, INSS e Receita Federal, funcionando para unificar num único programa o cumprimento de obrigações fiscais, trabalhistas e previdenciárias.