O Direito e as Letras: O Grande Experimento

Embora seja um dos grandes marcos históricos e ter dado ao mundo o primeiro exemplo de uma democracia moderna, a Revolução Americana costuma ser bem menos conhecida que a Revolução Francesa, sua contemporânea. Sabemos que os Estados Unidos pegaram em armas para combater a Inglaterra e assim alcançar sua independência e talvez tenhamos ouvido falar vagamente da revolta do chá em Boston, quase como uma anedota. De forma geral, contudo, pouco aprendemos sobre o assunto aqui no Brasil quando estudamos História. O que é um pouco irônico, a se considerar que os eventos de 1776 causaram um impacto que percebemos ainda hoje ao olharmos para nosso governo e nossas instituições.

A ideia de democracia pode ter origem grega e é impossível pensar em república sem trazer à mente a república romana, mas a criação dos Estados Unidos representa a criação da primeira democracia moderna e de uma forma de governo que é hoje majoritária – e isso numa época em que todas as grandes potências do mundo eram monarquias e ainda se acreditava no poder divino dos reis.

O Grande Experimento faz referência justamente a isso: uma sociedade que experimenta pela primeira vez o estado de direito, a ideia de que ‘todo poder emana do povo’, em que se difundem os valores da liberdade individual. É o início de um país, de uma identidade nacional. Tudo isso, feito com ampla participação (exceto por escravos e mulheres), com debates em jornais, assembléias em todos os níveis de governo – municipal, estadual e federal. Um experimento que deu extremamente certo, que nunca sofreu uma ruptura institucional e que possui a mesma constituição desde sua criação.

Marcel Novaes é um físico brasileiro escrevendo sobre história americana – e ele faz isso de forma acessível, saborosa, convidando o leitor ao entrar nos bastidores desses eventos. Ele nos apresenta a Benjamin Franklin e George Washington, Samuel e John Adams, Alexander Hamilton e Thomas Jefferson, e não apenas como heróis, como os pais fundadores, mas como homens com falhas e virtudes; e isso, sem julgamentos morais. O Grande Experimento é uma leitura fascinante e um excelente ponto de entrada para quem deseja conhecer um pouco mais da história americana e entender como esses eventos refletiram no resto do mundo e nos alcançam ainda hoje.

Ficha Bibliográfica
Título: O Grande Experimento – A Desconhecida História da Revolução Americana e do Nascimento da Democracia Moderna
Autor: Marcel Novaes
Editora: Record
Ano: 2016

Luciana Darce é advogada e integra equipe do escritório MMeira.