A Justiça inglesa retomou recentemente o julgamento da tragédia da cidade de Mariana (MG), envolvendo a mineradora BHP Billiton, em um caso que busca a responsabilização pelos danos ambientais e sociais causados pelo rompimento da barragem de Fundão, em 2015.
O julgamento está sendo realizado no Reino Unido porque a BHP é uma empresa anglo-australiana, com antiga sede em Londres, conferindo jurisdição à justiça inglesa. Em caso de condenação, a Vale, acionista da Samarco, dividirá, igualmente com a BHP, os valores das indenizações, conforme acordo firmado entre as empresas. Este caso reflete a complexidade de litígios internacionais e destaca os impactos financeiros significativos para as empresas envolvidas.
Essa situação destaca a importância de uma gestão jurídica estratégica em casos de alta complexidade. Na M. Meira, unimos excelência técnica e estratégia para oferecer soluções jurídicas que antecipam desafios e protegem os interesses empresariais. Em um cenário globalizado, práticas como compliance, conformidade ambiental e gestão de riscos são indispensáveis para empresas que desejam atuar de forma responsável e sustentável, contribuindo para um mercado mais ético e uma sociedade mais justa.